Moscou — A Rússia desfruta de um alto nível sem precedentes de relações entre Estados com a China, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira.
“Ao mesmo tempo, sempre respeitamos os interesses de nossos parceiros no cenário internacional e apreciamos quando eles nos tratam de mesma maneira. A China nos trata de mesma maneira”, disse o presidente no fórum de investimentos “Russia Calling”.
Em relação ao desenvolvimento da China, Putin disse que o país está crescendo economicamente, e este é um processo natural que não deve ser contido.
Putin acrescentou que as restrições e sanções contra a China neste contexto são “injustificadas” e contradizem as normas do direito internacional.
Questionado sobre o potencial militar da China, Putin disse que a China tem o direito de se defender.
Moscou não vê isso como uma ameaça, disse ele, acrescentando que as relações entre os dois países são um fator significativo que contribui para a estabilidade global.
“Estamos satisfeitos com o nível de nossas relações, achamos que elas podem ser ainda mais profundas, mais significativas e levar a um efeito positivo, tanto para o povo da China quanto para o povo da Rússia”, disse Putin.