Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, estendeu felicitações a uma reunião realizada pelas Nações Unidas nesta segunda-feira em comemoração ao Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Em sua mensagem, Xi disse que a questão palestina é o ponto crucial da questão do Oriente Médio.
Uma solução abrangente, justa e duradoura da questão palestina, a coexistência pacífica entre Palestina e Israel, bem como o desenvolvimento comum das nações árabes e judaicas correspondem aos interesses comuns da Palestina e Israel, aos objetivos de longo prazo de estabilidade regional e às aspirações compartilhadas de todos os países e nações amantes da paz e justiça, disse Xi.
A solução da questão palestina deve aderir aos princípios e direção corretos, observou Xi, acrescentando que a comunidade internacional deve manter a objetividade e a justiça, defender a tolerância e a compreensão mútua, e tomar o 30º aniversário da Conferência de Paz de Madri como uma oportunidade para prestar mais apoio para a retomada do diálogo igualitário entre Palestina e Israel com base na solução de dois Estados.
Ao mesmo tempo, a comunidade internacional deve continuar ajudando o povo palestino a lutar contra a pandemia da COVID-19, e efetivamente melhorar a economia, o bem-estar da população e a situação humanitária na Palestina, acrescentou Xi.
A China, ressaltou, atribui grande importância à questão palestina, e apoia a justa causa do povo palestino de restaurar os legítimos direitos de sua nação.
Sobre a questão palestina, a China sempre defenderá a integridade e a justiça, facilitará ativamente as negociações de paz e continuará a fornecer assistência humanitária, de desenvolvimento, antipandêmica, entre outras, aos palestinos e também apoiará os esforços relevantes da ONU, acrescentou.
A China é uma amiga sincera do povo palestino, disse Xi, acrescentando que, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e um importante país responsável, a China continuará a trabalhar com a comunidade internacional para dar contribuições positivas à promoção de uma rápida solução da questão palestina e à realização da paz e estabilidade duradouras na região do Oriente Médio.