Beijing — O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro da China ficou em 50,1 em novembro, um aumento ante os 49,2 em outubro, informou nesta terça-feira o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo reflete contração.
O aumento veio depois que as medidas do país para garantir o fornecimento adequado de energia e estabilizar os preços de mercado começaram a surtir efeito, explicou o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe.
Em novembro, o subíndice que mede os preços de compra das principais matérias-primas caiu 19,2 pontos percentuais ante outubro para 52,9. O índice de preços à saída da fábrica caiu para 48,9, 12,2 pontos percentuais abaixo do mês passado.
O subíndice de produção aumentou 3,6 pontos percentuais para 52, enquanto o de novas encomendas aumentou 0,6 ponto percentual para 49,4.
As estatísticas mostraram que tanto a produção quanto a demanda de mercado no setor de manufatura estiveram em alta no mês passado, afirmou Zhao.
Os dados de terça-feira também mostraram que o PMI para o setor não manufatureiro da China ficou em 52,3 em novembro, abaixo dos 52,4 em outubro.