Dacar — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta segunda-feira que o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, in inglês) estabeleceu um exemplo para a cooperação Sul-Sul.
Wang fez as observações ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Tunísia, Othman Jerandi, à margem da Oitava Conferência Ministerial do FOCAC.
O lado chinês aprecia os esforços ativos das várias partes africanas, incluindo a Tunísia, para esta reunião, e valoriza as aspirações e ideias da África por cooperação, disse Wang, acrescentando acreditar que, com esforços conjuntos de ambos os lados, o fórum traçará um magnífico plano de cooperação China-África nos próximos três anos e injetará um novo e forte impulso na amizade China-África.
O fato de que a atual taxa de vacinação contra COVID-19 na África é muito menor do que em outras regiões não é razoável nem aceitável, disse Wang, observando que a China cumprirá firmemente seu compromisso de tornar as vacinas um produto público global, reunirá recursos para oferecer mais vacinas à África e se unirá e cooperará com a África para superar as dificuldades em conjunto e vencer conjuntamente a pandemia.
Wang também disse que a democracia é um valor comum da humanidade e um direito legítimo de todos os países, acrescentando que se um país é democrático ou não deve ser decidido pelo seu próprio povo, e não ser julgado por alguns países estrangeiros.
Desenhar linhas com base na ideologia e criar novas divisões em nome da democracia significa um desastre para o mundo e nunca algo positivo, acrescentou.
Por sua vez, Jerandi agradeceu sinceramente a China por sua ajuda durante a pandemia para ajudar os países em desenvolvimento, incluindo a Tunísia, a superar as dificuldades, dizendo que a pandemia mostra que criar divisões, prejudicar o multilateralismo e agir intencionalmente só trará desastres à raça humana.
O lado tunisiano aprecia muito o lado chinês por ouvir atentamente as necessidades da África, guiar o fórum para que possa levar em conta a integridade da África e as diferenças regionais e nacionais, bem como desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento e da prosperidade da África, disse.
Ele também disse que a Tunísia fará uso pleno do fórum para promover a cooperação África-China, ajudar a África a realizar a independência e o autoaperfeiçoamento e chamar mais atenção mundial para as questões do desenvolvimento.