Hefei — A Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC, em inglês) anunciou que foi autorizada a conceder doutorados em ciência e tecnologia quântica, o primeiro do país nesta área.
Espera-se que a medida promova o desenvolvimento de disciplinas de ciência e tecnologia quântica e aumente a qualidade e a quantidade de inovadores neste setor da ponta, destacou a entidade baseada em Hefei, capital da Província de Anhui, no leste da China.
A ciência e a tecnologia quânticas registraram grandes saltos em desenvolvimento nos últimos anos e tornaram-se a nova fronteira da ciência e tecnologia e da transformação industrial.
A USTC realiza estudos sobre ciência da informação quântica desde o início da década de 1990 e estabeleceu centros de pesquisa na área, oferecendo suporte para a formação de talentos.
Nos últimos anos, a China alcançou uma série de avanços na tecnologia quântica, incluindo o primeiro satélite quântico do mundo, uma linha de comunicação quântica de 2 mil km entre Beijing e Shanghai, e o primeiro protótipo de máquina de computação quântica óptica do mundo.
A Hefei, um centro para a tecnologia quântica da China, abriga mais de 20 empresas do setor e alcançou um valor de produção de cerca de 430 milhões de yuans (US$ 67,3 milhões) em 2020.