Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a importância de acelerar a reforma do sistema de gestão de ciência e tecnologia, bem como o desenvolvimento de um sistema nacional de mercado unificado para energia elétrica.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, também exortou o desenvolvimento de um sistema em que os diretores assumam a responsabilidade geral nas escolas de ensino fundamental e médio sob a liderança das organizações do Partido.
Xi deu as declarações nesta quarta-feira ao presidir a 22ª reunião do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.
Chefiando o comitê, Xi destacou a aceleração do ritmo de construção de um sistema para apoiar a autossuficiência de alto nível e o autofortalecimento da ciência e tecnologia.
Xi pediu o cumprimento das regras de operação do mercado de eletricidade e da economia de mercado, o aprimoramento do planejamento geral do mercado de eletricidade e a permissão do compartilhamento e melhor alocação dos recursos de eletricidade em áreas mais amplas em todo o país.
Devem ser feitos esforços para acelerar a construção de um sistema de mercado de eletricidade unificado, aberto, competitivo e ordenado, que seja ao mesmo tempo seguro, eficiente e bem governado, disse Xi.
Ele também exigiu o estabelecimento de um sistema em que os diretores assumam a responsabilidade geral nas escolas de ensino fundamental e médio sob a liderança das organizações do Partido.
Xi salientou que os padrões e requisitos políticos devem ser mantidos durante o processo inteiro de educação.
A proteção e utilização de relíquias culturais devem ser intensificadas, de acordo com Xi, pedindo uma melhor preservação e promoção do patrimônio cultural.
O presidente exigiu o aperfeiçoamento das capacidades de estudar as relíquias culturais e tornar as relíquias da China mais conhecidas ao público e à comunidade internacional.
Mais apoio deve ser fornecido para a Zona Nacional de Demonstração de Inovação Independente de Zhongguancun aproveitar plenamente suas vantagens de recursos científicos e tecnológicos e inovação institucional.
Participaram da reunião Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng, que são membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e vice-chefes do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.