Urumqi — Todas as mentiras sobre a Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, são manipulações políticas por forças anti-China, e as chamadas sanções são fúteis e não podem abalar a estabilidade e o desenvolvimento da região, disseram Xu Guixiang e Elijan Anayat, porta-vozes do governo regional nesta segunda-feira.
Eles fizeram as observações durante um seminário online realizado pelo consulado-geral chinês em Osaka, no Japão.
“As forças anti-China pretendem criar instabilidade em Xinjiang e trazer a região de volta aos dias em que a violência e o terrorismo ocorriam com frequência”, disse Xu. “Não houve nenhum ataque terrorista violento em Xinjiang por cinco anos consecutivos”. É impossível para as forças anti-China incitar e tramar tais incidentes como fizeram no passado”.
Xu também repreendeu as falsas reportagens do Instituto Australiano de Política Estratégica, apurando que os chamados “centros de detenção” são, na verdade, prédios de escritórios do governo local, parques logísticos e escolas.
Elijan Anayat apontou que a indústria de algodão de Xinjiang está desfrutando de um momento de expansão e que é impossível refrear o desenvolvimento da China por os países que fabricam rumores.