Moscou — De acordo com uma recente análise da emissora russa RT, dados comprovam que os Estados Unidos estão prejudicando a democracia em todo o mundo.
“A taxa de declínio das democracias dos países aliados dos EUA quase dobrou a dos não aliados”, informou o artigo publicado nesta quinta-feira, citando dados do V-Dem, um projeto sueco de coleta de dados no âmbito da ciência social sobre a democracia.
Chamando os Estados Unidos de uma “plutocracia funcional” e a Casa Branca de um “governo de, por e para os ricos”, o artigo assinalou que “a democracia americana foi projetada para ser excludente” desde o início.
Poucas pessoas no mundo acreditam que a democracia americana serve de exemplo para outros países continuou.
Em meio ao declínio contínuo da hegemonia dos EUA e da ordem mundial multipolar emergente, “o ‘Terceiro Mundo’, ou o Sul Global, naturalmente terá ganhos democráticos, uma vez que a interferência dos EUA nessas regiões nunca sequer pretendeu ser baseada em nada além de mera exploração e supressão de direitos políticos”, indicou.
Não surpreendentemente, os Estados Unidos podem não ser o líder global da democracia, afirmou, acrescentando que mesmo entre seus próprios aliados, os Estados Unidos “são muito provavelmente a maior ameaça à democracia do planeta”.