Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China expressa forte protesto e firme objeção à aprovação do estabelecimento do chamado “Escritório de Representação de Taiwan na Lituânia”

Beijing — O Ministério das Relações Exteriores da China expressou nesta quinta-feira seu forte protesto e firme oposição à aprovação pela Lituânia do estabelecimento do chamado “Escritório de Representação de Taiwan na Lituânia”.

A pasta destacou que o governo lituano, desconsiderando a forte objeção e dissuasão do lado chinês, aprovou o estabelecimento do chamado “Escritório de Representação de Taiwan na Lituânia” pelas autoridades de Taiwan. Este ato cria a falsa impressão de “uma China, uma Taiwan” no mundo, viola flagrantemente o princípio de Uma Só China e renuncia ao compromisso político da Lituânia no comunicado sobre o estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China, mina a soberania da China e integridade territorial e interfere grosseiramente nos assuntos internos do país.

“O governo chinês expressa forte protesto e firme objeção a este ato extremamente flagrante e tomará todas as medidas necessárias para defender a soberania nacional e a integridade territorial. O lado lituano será responsável por todas as consequências decorrentes”, enfatizou o ministério.

Só existe uma China no mundo, Taiwan é uma parte inalienável do território chinês e o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa todo o país. A China exige que o lado lituano corrija imediatamente sua decisão errada.

“Também temos este severo aviso para as autoridades de Taiwan: buscar a ‘independência de Taiwan’ ao solicitar apoio estrangeiro é uma tentativa totalmente equivocada que está fadada ao fracasso”, garantiu a pasta.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo