Haikou — A Província de Hainan, no sul da China, planeja focar em três setores — compras isentas de impostos, assistência médica internacional e educação internacional — em seu esforço para se tornar um destino internacional de turismo e consumo, de acordo com seu plano de desenvolvimento 2021-2025.
A província insular é um porto de livre comércio. O plano publicado recentemente estabelece a meta para que sua indústria turística contribua para 17,8% de seu crescimento econômico total até 2025.
Esforços serão feitos na Zona Piloto de Turismo Médico Internacional de Lecheng em Boao para introduzir e cultivar um lote de instituições médicas profissionais e de ponta para promover o progresso da pesquisa em células-tronco, células imunes e terapia genética, além de outras novas técnicas no setor biomédico.
A zona piloto médica também incentiva as pessoas dos países membros da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, na sigla em inglês) a virem para tratamento. Até 2025, espera-se que Lecheng atraia cerca de 500 mil pessoas para receber serviço médico em Hainan, observa o plano.
Em relação à educação, Hainan incentiva faculdades e instituições de ensino estrangeiras a se estabelecerem na ilha.
O número de estudantes internacionais em Hainan deve chegar a 10 mil até 2025. A província também introduzirá cerca de 15 escolas internacionais de ensino médio e creches e mais de três universidades de alto nível e faculdades profissionais do exterior em ciência, agricultura e medicina até 2025.
Em junho passado, a China lançou um plano para transformar a província em um porto de livre comércio globalmente influente e de alto nível até meados do século.