Londres – O nível de ameaça terrorista da Grã-Bretanha foi elevado de “substancial” para “grave” após uma explosão do lado de fora de um hospital de Liverpool que foi declarado um incidente terrorista na segunda-feira.
A atualização, confirmada pela secretária do Interior britânica, Priti Patel, significa que novos ataques são considerados “altamente prováveis”.
“O Centro Conjunto de Análise de Terrorismo está agora aumentando o nível de ameaça do Reino Unido de substancial para grave”, disse Patel à mídia local.
“E há uma razão para isso e é porque o que vimos ontem é o segundo incidente em um mês”.
O nível “grave” é o segundo maior alerta na Grã-Bretanha, cujo sistema de alerta de ameaça de terrorismo de cinco níveis consiste em “baixo, moderado, substancial, grave e crítico”.
A explosão de domingo fora do Hospital Feminino de Liverpool foi causada pela “ignição de um dispositivo explosivo” que foi trazido para dentro do veículo por um passageiro do sexo masculino, disse Russ Jackson, chefe da unidade de contraterrorismo no noroeste da Inglaterra.
O passageiro morreu na explosão e o taxista conseguiu escapar. A polícia acredita saber a identidade do passageiro, mas não pode confirmá-la no momento. A motivação para o incidente permanece desconhecida.
Quatro homens na casa dos 20 anos foram presos sob a Lei do Terrorismo.
O motorista de táxi ferido, que trancou o passageiro no carro durante o incidente, foi considerado um herói.
“O motorista de táxi, em seus esforços heroicos, conseguiu desviar o que poderia ter sido um desastre absolutamente terrível no hospital”, disse a prefeita de Liverpool, Joanne Anderson.