Berlim — A Alemanha apoiará os países em desenvolvimento na adaptação às mudanças climáticas com 150 milhões de euros adicionais (173,6 milhões de dólares americanos), anunciou na segunda-feira o Ministério Federal do Meio Ambiente (BMU) e o Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).
“As pessoas nos países mais pobres não devem perder com a mudança climática”, disse o ministro alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Gerd Mueller, em um comunicado. “Afinal, eles são os que menos contribuem para a mudança climática e são os que mais sofrem com suas consequências”.
100 milhões de euros do BMZ iriam para o fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), um esquema internacional de financiamento de projetos de proteção ambiental em países em desenvolvimento. Os restantes 50 milhões de euros disponibilizados pelo BMU serviriam para apoiar o Fundo de Adaptação.
No geral, a Alemanha contribui atualmente com cerca de 2 bilhões de euros anuais para o financiamento internacional da adaptação, o que corresponde a cerca de 40 por cento do financiamento climático total proveniente de fundos orçamentários, de acordo com o BMU.
“A Alemanha é um parceiro confiável no financiamento de medidas para se adaptar às consequências das mudanças climáticas”, disse o ministro do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, Svenja Schulze, em um comunicado. O fundo permitiu uma “parceria igualitária com os países em desenvolvimento, já que eles têm voz igual no programa e nos projetos concretos”. (1 euro = 1,16 dólar americano)