Beijing — A China sediará a 14ª reunião da Conferência das Partes Contratantes para a Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas (COP14) em Wuhan, capital da Província de Hubei, no centro da China, informou nesta segunda-feira a Administração Nacional de Florestas e Pastagens.
O evento será realizado de 21 a 29 de novembro.
É a primeira vez que a China sediará tal reunião, disse a Administração.
A Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas é um tratado intergovernamental que fornece o quadro de ação nacional e cooperação internacional para a conservação e o uso prudente das terras úmidas e seus recursos. A convenção tem 172 partes contratantes até agora.
A cada três anos, seus representantes se reúnem na COP, onde adotam decisões sobre a administração da convenção e orientam sua implementação.
Desde a adesão ao tratado em 1992, a China tem tomado diversas ações para enfrentar desafios globais, como a diminuição da área úmida e a degradação das funções ecológicas.
O país adotou uma série de medidas com o objetivo de proteger as terras úmidas, incluindo a promoção da legislação de proteção dessas terras, a implementação de esquemas de proteção e restauração de pântanos, designação de terras úmidas de importância internacional e a realização de pesquisas sobre este tipo de terreno.
Até agora, o país designou 64 terras úmidas de importância internacional, 602 reservas naturais e 1.693 parques de terras úmidas, de acordo com a Administração Nacional de Florestas e Pastagens.