Wellington — Todos os três conselhos distritais de saúde (DHS) na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, ultrapassaram o limite de 90 por cento para as primeiras doses da vacina de COVID-19 na segunda-feira, um marco importante no caminho para a abertura da cidade.
O ministro do país para resposta ao COVID-19, Chris Hipkins, disse em um comunicado no domingo que o condado de Manukau DHB atingiu a meta de 90 por cento da primeira dose no domingo.
As DHBs de Auckland e Waitemata já alcançaram a meta, cada uma recebendo 95 e 92 por cento das primeiras doses, respectivamente.
Auckland passará para o novo sistema de semáforos com menos restrições, uma vez que todos os três DHBs tenham atingido 90 por cento totalmente vacinados, de acordo com o ministro.
“Auckland está liderando o caminho com as vacinações e é emocionante ver os condados de Manukau atingirem aquele valor importante de 90 por cento da primeira dose”, disse Hipkins.
” Obter cada DHB em Auckland até 90 por cento totalmente vacinado está ao nosso alcance. Nas taxas diárias atuais, poderíamos alcançar em três semanas, desde que as pessoas voltassem para a segunda dose”.
Auckland está em uma quarentena desde meados de agosto por causa da variante Delta do vírus COVID-19.
O número total de casos de COVID-19 no atual surto variante Delta na comunidade da Nova Zelândia chegou a 4.352, incluindo 4.156 em Auckland, 156 em Waikato, 17 em Wellington, 18 em Northland, quatro em Canterbury e um em Nelson-Marlborough, segundo o ministério.