Berlim — As vendas de veículos elétricos a bateria (BEV, na sigla em inglês) aumentaram ano a ano 123% nos 14 principais mercados no terceiro trimestre de 2021, de acordo com um estudo publicado pelas empresas de consultoria PwC e Strategy& na segunda-feira.
A China “liderou o caminho” com 782 mil unidades de BEV vendidas no terceiro trimestre, um aumento de 190%. A participação da China no mercado BEV mantém seu “aumento constante”, disse o estudo.
O crescimento das vendas desacelerou na Europa em relação aos trimestres anteriores, disse. Os cinco maiores mercados europeus – Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha – viram os novos registros de BEV aumentarem 53% anualmente no 3º trimestre.
A participação de mercado de todos os veículos elétricos na Europa, incluindo os híbridos plug-in (PHEVs) e híbridos, estava “se aproximando rapidamente” da paridade com os veículos de combustão. De acordo com o estudo, a participação de mercado dos veículos elétricos nos cinco maiores mercados da Europa aumentou de 8% em 2019 para 38% atualmente.
Nos EUA, a ascensão dos veículos elétricos era “muito menos dinâmica”, disse o estudo. Os motores a combustão ainda foram a escolha de 91,6% dos compradores, enquanto os híbridos completos lideram a categoria de veículos elétricos com uma participação de mercado de 5,1%.
Na Alemanha, os híbridos ainda dominam o mercado com 16,6%, disse o estudo. A fim de reduzir as emissões de CO2, a compra de veículos puramente elétricos na Alemanha é apoiada com um subsídio governamental de até 9 mil euros (US$ 10.400).