Beijing — Os astronautas Zhai Zhigang e Wang Yaping completaram suas atividades extraveiculares (EVAs, sigla em inglês) e retornaram ao módulo central da estação espacial Tianhe, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) na madrugada desta segunda-feira.
Trata-se da terceira missão extraveicular realizada durante a construção da estação espacial do país e a primeira da tripulação da Shenzhou-13. O evento também marca as primeiras EVAs na história espacial chinesa envolvendo uma astronauta feminina, indicou a agência, declarando as EVAs da segunda-feira um pleno sucesso.
A dupla retornou ao módulo central à 1h16 da manhã (horário de Beijing) após 6,5 horas de atividades extraveiculares. Eles completaram uma série de tarefas extraveiculares.
A missão testou ainda mais as funções do traje espacial para atividades extraveiculares de nova geração desenvolvido pela China, a coordenação entre os taikonautas e o braço mecânico, bem como a confiabilidade e segurança do equipamento de apoio relacionado com as EVAs, observou a CMSA.
A China lançou a nave espacial Shenzhou-13 em 16 de outubro, enviando três taikonautas em uma missão de seis meses de construção da estação espacial.