Fuzhou — Começou o carregamento de combustível na segunda unidade de energia nuclear da China usando a tecnologia Hualong One, um projeto de reator nuclear de terceira geração projetado domesticamente, depois que o primeiro entrou em operação comercial no início deste ano.
O carregamento começou no sábado na unidade nº 6 de energia nuclear na cidade de Fuqing, na Província de Fujian, no leste da China, mais um passo para entrar em operação, de acordo com a Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC).
Com 716 patentes nacionais e 65 internacionais, mais de 200 marcas registradas no exterior e 125 direitos autorais de software, Hualong One é o modelo projetado pela China de reator de terceira geração mais seguro e mais eficiente. O reator Hualong One tem uma vida útil projetada de 60 anos e atende aos mais rigorosos padrões de segurança do mundo.
A primeira unidade de energia nuclear usando Hualong One, a unidade nº 5 em Fuqing, começou a gerar eletricidade para venda no final de janeiro. Até hoje, ela gerou mais de 7 bilhões de kWh de eletricidade.
Até agora, existem oito unidades de energia nuclear com tecnologia Hualong One em construção ou em operação no mundo, de acordo com a CNNC.