Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi promete continuar expandindo abertura, compartilhando oportunidades de desenvolvimento e promovendo globalização econômica

Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira que a China permanecerá decidida a expandir a abertura de alto nível, compartilhando oportunidades de desenvolvimento com o mundo e tornando a globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos.

Xi fez os comentários durante a cerimônia de abertura da 4ª Exposição Internacional de Importação da China por vídeo.

“A China salvaguardará firmemente o verdadeiro multilateralismo”, garantiu Xi.

Observando que o regime de comércio multilateral com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu núcleo é a pedra angular do comércio internacional, Xi se comprometeu a apoiar a reforma da entidade para avançar na direção certa.

“Apoiamos o desenvolvimento inclusivo do regime de comércio multilateral, bem como os direitos e interesses legítimos dos membros em desenvolvimento”, destacou ele.

Em seu discurso de abertura, Xi prometeu que o país dividirá firmemente as oportunidades de mercado com o resto do mundo.

“Daqui para frente, a China dará mais ênfase à expansão das importações e buscará um desenvolvimento equilibrado do comércio”, explicou ele, acrescentando que serão tomadas medidas como a abertura de mais zonas de demonstração para promoção criativa do comércio de importação e aumento das importações de países vizinhos.

Prometendo promover com firmeza a abertura de alto padrão, Xi afirmou que o país tomará medidas como a redução ainda maior da lista negativa para investimento estrangeiro, bem como a revisão e ampliação do catálogo das indústrias incentivadas.

“A China defenderá firmemente os interesses comuns do mundo”, ressaltou Xi, acrescentando que o país terá um papel ativo na cooperação dentro das Nações Unidas, OMC, G20, Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, Organização de Cooperação de Shanghai e outras instituições.

O presidente também salientou que a China apoiará a distribuição justa e o comércio livre de vacinas e outros suprimentos médicos importantes em todo o mundo.

Sair da versão mobile