Nairóbi — A União Africana prometeu na quarta-feira promover a paz e a segurança no continente a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Bankole Adeoye, comissário da UA para assuntos políticos, paz e segurança, disse a um fórum em Nairóbi que desenvolveu um mecanismo de resposta de alerta precoce para evitar que os conflitos se enraízem.
“Não seremos indiferentes em uma situação em que a paz e a segurança na África estão ameaçadas”, disse Adeoye durante o fórum de alto nível sobre o silenciamento de armas na nova década.
Ele convidou os governos a lidarem com os fatores estruturais de instabilidade na região.
O funcionário da UA observou que questões de governo, proliferação de armas, bem como altos níveis de desemprego juvenil são alguns dos fatores por trás da instabilidade.
Ele observou que a UA tem uma política de tolerância zero em mudanças inconstitucionais de governo.
“Nenhum golpe é justificado e a UA está pronta para intervir para tomar as medidas necessárias para suspender qualquer Estado-membro que tenha mudança inconstitucional de governo”, acrescentou ele.
Adeoyo disse que a UA está empenhada na promoção da democracia e do bom governo para que os cidadãos possam beneficiar dos dividendos da paz.
Ele disse que o órgão pan-africano está pronto para apoiar as partes interessadas em todos os países para promover um envolvimento inclusivo que reduza os conflitos.