Shanghai — Shanghai acelerará a construção de um aglomerado de portos e aeroportos de classe mundial no Delta do Rio Yangtzé, para transformá-lo em um centro de navegação internacional de classe mundial, disse uma autoridade nesta quinta-feira.
A cidade também tem como objetivo promover a descarbonização e aumentar a cooperação com a indústria naval internacional, disse Gong Zheng, prefeito de Shanghai, no Fórum North Bund 2021 sobre transporte marítimo internacional.
Shanghai ficou em terceiro lugar no ranking internacional do centro de navegação no Relatório de Índice de Desenvolvimento do Centro Internacional de Navegação Xinhua-Báltico 2021, que avaliou o desempenho abrangente de 43 cidades globais com serviços portuários e de transporte marítimo.
De acordo com o 14º Plano Quinquenal da cidade (2021-2025) sobre a construção de centro de navegação internacional, seu movimento anual de contêineres atingirá pelo menos 47 milhões de unidades equivalentes de 20 pés até 2025, o movimento anual das viagens de passageiros aéreos atingirá pelo menos 130 milhões, e o movimento anual dos navios de carga chegará a 4,1 milhões de toneladas ou mais.
Kitack Lim, secretário-geral da Organização Marítima Internacional, disse que a digitalização é um elemento-chave que pode trazer a indústria naval para uma nova era, garantindo a segurança marítima, promovendo a proteção ambiental, gerenciando riscos cibernéticos e melhorando a eficiência operacional.
Também no fórum, mais de 10 empresas e organizações, incluindo a COSCO Shipping, a China Eastern Airlines e o Baltic and International Maritime Council, assinaram a “Iniciativa de Shanghai 2021” para salvaguardar o transporte transfronteiriço de materiais antiepidêmicos e proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos, de modo a restaurar gradualmente o sistema global da cadeia de suprimentos.
“Devemos continuar trabalhando em conjunto no nível multilateral para revitalizar o intercâmbio e a cooperação internacionais, e melhorar o desenvolvimento do turismo e do comércio global para impulsionar o aumento da prosperidade para todos”, disse Stephen Creamer, diretor do Escritório de Navegação Aérea da Organização Internacional da Aviação Civil.