Jacarta — A Secretaria da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) anunciou nesta quarta-feira que o acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, em inglês), o maior acordo comercial do mundo até agora, entrará em vigor em 1º de janeiro de 2022.
A Secretaria recebeu instrumentos de ratificação de seis países da ASEAN: Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Cingapura, Tailândia e Vietnã, assim como de quatro Estados signatários alheios à ASEAN: Austrália, China, Japão e Nova Zelândia.
“O rápido processo de ratificação dos Estados signatários é um verdadeiro reflexo de nosso forte compromisso com um sistema de comércio multilateral aberto e justo para benefício dos povos da região e do mundo”, disse o secretário-geral da ASEAN, Dato Lim Jock Hoi.
A implementação do acordo dará um enorme impulso aos esforços de recuperação econômica pós-COVID-19, enfatizou o secretário-geral.
O acordo da RCEP foi alcançado em novembro de 2020 pelos 10 países membros da ASEAN e cinco de seus parceiros.
A implementação do acordo da RCEP deve começar 60 dias depois da ratificação por parte de pelo menos seis membros da ASEAN e pelo menos três dos países alheios ao bloco.