Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, realizou nesta terça-feira uma conversa por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Xi assinalou que a China e a França, na condição de prevenção e controle de epidemia eficazes, devem avançar na cooperação relevante, consolidar a cooperação em áreas tradicionais como energia nuclear civil, aviação e área aeroespacial, e expandir a cooperação em novos campos como inteligência artificial, biofarmácia e assuntos oceânicos.
A China, disse ele, está pronta a trabalhar com a França para continuar a cooperação na conservação da biodiversidade, aprofundar a cooperação verde, implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global e realizar cooperação na África e em outras regiões.
China e França também precisam se apoiar na realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e nos Jogos Olímpicos de Paris, acrescentou.
Xi destacou que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a França.
Ele acrescentou que, desde o ano passado, ele e Macron mantiveram contato de várias formas, e os importantes consensos alcançados sobre as relações bilaterais estão sendo efetivamente implementados com importantes progressos já feitos.
Observando que a situação internacional está mudando rapidamente, ele disse que a comunicação e a coordenação oportunas entre ele e Macron sobre questões importantes ajudarão a manter a direção da relação China-França e injetarão mais estabilidade no mundo.
Além disso, Xi ressaltou que os múltiplos grandes eventos internacionais dos últimos tempos demonstraram mais uma vez que a França está correta em defender a autonomia estratégica da União Europeia (UE).
A China e a UE, disse ele, precisam continuar a comunicação e o diálogo de alto nível, melhorar a compreensão e a confiança mútuas e reduzir os mal-entendidos e os erros de julgamento.
Os dois lados também devem gerenciar adequadamente as diferenças e fortalecer a orientação política para os laços China-UE, a favor de garantir um desenvolvimento estável e sustentado das relações bilaterais, acrescentou.
Ele sugeriu que os dois lados se concentrem nas necessidades de suas empresas e povos, aproveitem ainda mais seu potencial de cooperação em áreas como conectividade, tecnologia digital, proteção ambiental, inovação científica e tecnológica e saúde, e expandam o escopo da cooperação China-UE.
A China, acrescentou, espera que a França tenha um papel positivo na promoção do desenvolvimento saudável e estável das relações China-UE.
Por sua vez, Macron parabenizou a China por sediar com sucesso a cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica em Kunming.
A França, disse ele, está firmemente comprometida em promover o desenvolvimento das relações UE-China de forma construtiva e dedicada a gerenciar e resolver adequadamente as diferenças, bem como aprofundar a cooperação UE-China em áreas como economia, comércio, mudança climática e conservação da biodiversidade, fortalecendo o diálogo em todos os níveis.
A França espera fortalecer a coordenação com a China na Cúpula de Líderes do Grupo dos 20 na Itália e na 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Glasgow, acrescentou.
Ele disse que seu país está pronto para trabalhar com a China para buscar mais resultados na cooperação prática bilateral em áreas relevantes e espera que o acordo de investimento UE-China entre em vigor em uma data antecipada.
A França apoia a China na realização bem-sucedida dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, disse Macron, acrescentando que espera manter uma comunicação estreita com Xi sobre as relações França-China e UE-China, bem como questões importantes de interesse comum.