Beijing — Um sistema de monitoramento de geleiras em tempo real foi oficialmente colocado em operação em uma geleira na Montanha Nevada Yulong, na Província de Yunnan, sudoeste da China, anunciou a Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês).
O sistema, desenvolvido em conjunto pelo Instituto Noroeste de Eco-Meio Ambiente e Recursos da CAS e pelo Centro Antártico Chinês de Levantamento e Mapeamento da Universidade de Wuhan, é composto por módulos que utilizam o Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS, em inglês), diastímetros de laser, câmeras, equipamentos de meteorologia, equipamentos de teste de temperatura do gelo e sismógrafos.
Os dados de observação são transmitidos através da rede 4G e divulgados online. Desde julho de 2021, o sistema obtém informações sobre o derretimento, o acúmulo e a velocidade glaciais, assim como terremotos de gelo, pressão, umidade e temperatura.
O sistema reduz notavelmente a dificuldade e os riscos potenciais do monitoramento artificial de geleiras de alta altitude, e realiza a continuidade e precisão da coleta de dados e a visualização de transmissões de dados.
Os dados de monitoramento do sistema são atualizados a cada cinco minutos.