Beijing — Os gabinetes gerais do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado emitiram uma diretriz que apoia o desenvolvimento verde em áreas urbanas e rurais.
A diretriz estabelece uma meta de que, até 2025, os mecanismos institucionais e sistemas de políticas para o desenvolvimento verde em áreas urbanas e rurais estejam basicamente criados.
O país também fará progressos substanciais na transformação verde da construção e avançará solidamente na redução de carbono durante o período, de acordo com o documento.
A incidência de “doenças urbanas” deve ser aliviada, com a qualidade da ecologia e do meio ambiente melhorada e o estilo de vida verde amplamente promovido, acrescenta.
O documento estabelece outra meta de que, até 2035, o desenvolvimento verde cubra as áreas urbanas e rurais de maneira abrangente, com um corte cada vez maior nas emissões de carbono. Na data prevista, o ambiente de vida melhorará e as instituições de governança e a capacidade atingirão a modernização de forma básica em termos de construção urbana e rural.
Como parte da promoção do desenvolvimento urbano-rural integrado, a diretriz enfatizou o desenvolvimento verde de várias regiões e agrupamentos de cidades, comprometendo-se a construir belas cidades onde o homem e a natureza coexistam em harmonia e uma bela campo verde, ecologicamente rica e habitável.
O documento pede melhora dos padrões de desenvolvimento envolvendo a construção verde de alta qualidade e uma melhor infraestrutura em áreas urbanas e rurais.
Segundo a diretriz, o país deve fortalecer a proteção e a herança da história e da cultura em cidades e áreas rurais, aderir à construção verde no processo e promover a formação de um estilo de vida verde.
A China também deve coordenar o planejamento e a construção de cidades e áreas rurais, estabelecer um sistema de avaliação, intensificar a inovação durante o processo e promover a construção de cidades inteligentes, afirma.
A diretriz se compromete a adicionar contribuições fiscais e financeiras, aprimorar o sistema financeiro verde e oferecer mais apoio para grandes projetos sobre o desenvolvimento verde em áreas urbanas e rurais.