Xining — O Lago Qinghai, maior lago de água salgada no interior da China, registrou um crescimento em sua área desde 2004, como resultado do aumento das chuvas e da melhoria da conservação ecológica.
Localizado na Província de Qinghai, noroeste da China, a área de superfície da água do Lago Qinghai era de 4.625 quilômetros quadrados no final de setembro, um aumento de cerca de 381 quilômetros quadrados em relação a 17 anos atrás, de acordo com o instituto de pesquisa meteorológica provincial, citando dados de sensoriamento remoto por satélite.
“O aumento das chuvas foi a principal razão para a expansão da área do lago”, revelou Zhao Huifang, membro da equipe do instituto. Zhao acrescentou que a conservação ecológica aprimorada também desempenhou um papel importante.
O lago Qinghai é um corpo de água crucial para manter a segurança ecológica no nordeste do Planalto Qinghai-Tibet. É também uma barreira natural para controlar a propagação da desertificação para o leste.
Desde a década de 1950, o lago vinha encolhendo devido a vários fatores, como atividades humanas. Os efeitos combinados de conservação e mudanças no clima regional reverteram a situação.
Em 2008, Qinghai lançou um plano de 10 anos sobre a proteção do meio ambiente ecológico e gestão abrangente da bacia do Lago Qinghai com um investimento total de 1,57 bilhão de yuans (cerca de US$ 245 milhões).
A melhoria do ecossistema do lago beneficiou uma variedade de espécies vegetais e animais. Por exemplo, o número de espécies de pássaros aumentou de 164 em 1996 para 225 em 2020.