Lagos — O número de mortos em um ataque por atiradores contra uma cidade no noroeste do estado de Sokoto na Nigéria subiu para 43, conforme mais corpos foram encontrados, informou um oficial nigeriano nesta segunda-feira.
Aminu Waziri Tambuwal, governador do estado de Sokoto, disse em um comunicado na noite de segunda-feira que um grupo de bandidos atacou na noite de domingo a cidade de Goronyo, sede da área do governo local de Goronyo no estado, matando pelo menos 43 pessoas.
Em uma declaração anterior no mesmo dia, o governador situou o número em cerca de 30, após o ataque dos atiradores.
“Acabamos de terminar uma reunião com alguns participantes e confirmei que infelizmente perdemos 43 pessoas devido a esse incidente”, disse Tambuwal na declaração atualizada.
O governador solicitou a presença de mais forças de segurança no estado e o envio de mais recursos para lidar com os desafios de segurança.
O presidente nigeriano Muhammadu Buhari, em nota na segunda-feira, condenou o ataque mortal dos atiradores no estado de Sokoto, dizendo que os dias dos responsáveis pelo ato vilão estão “marcados”.
Apelando aos cidadãos para serem pacientes, uma vez que as estratégias militares sobre como acabar de uma vez por todas com os criminosos, o presidente disse acreditar que os assassinos estão vivendo no “paraíso de invencibilidade dos tolos”.
Ele afirmou que os criminosos estão atualmente sob extrema pressão por causa das intensas e sustentadas operações aéreas e terrestres contra eles em seus esconderijos pelas forças de segurança nigerianas.
Houve uma série de ataques armados na Nigéria nos últimos meses, levando a mortes e sequestros.