Kunming — A 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP15) realizou um subfórum temático sobre a civilização ecológica e a segurança do Planalto Qinghai-Tibet na sexta-feira.
Cerca de 120 especialistas e acadêmicos do país e do exterior participaram do fórum online e offline.
Em seu discurso, Yao Tandong, cientista chefe da segunda expedição científica abrangente da China no Planalto Qinghai-Tibet, pediu esforços para promover a proteção e a restauração do sistema terrestre integrando montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, gramas e geleiras.
Também no fórum, a Aliança de Organizações Científicas Internacionais (ANSO, em inglês) divulgou um relatório sobre a inovação e o desenvolvimento do Cinturão e Rota, cobrindo resultados de pesquisas incluindo esforços conjuntos para combater a COVID-19, o desenvolvimento verde e a segurança alimentar.
O Planalto Qinghai-Tibet é conhecido como “o telhado do mundo”. Como o Tibet tem um papel vital a desempenhar para garantir a segurança ecológica da China, o governo chinês atribui grande importância à proteção ecológica e ambiental da região.