Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Parte continental da China denuncia acusações da autoridade do PPD contra resolução da ONU

Beijing — Porta-voz da parte continental da China denunciou na quinta-feira as repetidas distorções e críticas da autoridade do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan contra a Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O ato da autoridade do PPD visa negar que Taiwan faça parte da China e seja uma provocação perigosa, segundo uma declaração do porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado.

A Resolução 2758, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1971 com uma maioria esmagadora, resolveu de uma vez por todas a questão da representação da China na ONU em termos políticos, jurídicos e procedimentais.

Exaltar a “representação” de Taiwan na ONU é um ato de ignorância e desprezo pela lei internacional, disse o comunicado, acrescentando que a autoridade do PPD pretende incitar questões políticas ao fazê-lo.

A declaração enfatizou que a participação da região de Taiwan em organizações internacionais e seus eventos deve ser tratada pelo princípio de Uma Só China.

A reunificação da China é uma causa justa e ganhou amplo apoio da comunidade internacional, disse a declaração, acrescentando que a Resolução 2.758 demonstrou a autoridade do direito internacional e não tolera distorções ou contestações.

Sair da versão mobile