Kunming — Os oradores disseram nesta quarta-feira, em uma sessão importante das Nações Unidas sobre biodiversidade, que as abordagens baseadas na biodiversidade e ecossistema, ou soluções baseadas na natureza, são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 e metas relacionadas à mudança climática e à segurança alimentar.
“É uma responsabilidade global que todos os governos cumpram plenamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integrem-nos em seus regulamentos internos e planos estratégicos, implementem esses planos e os monitorem também”, disse Akif Ozkaldi, vice-ministro da Agricultura e Floresta da Turquia, na mesa-redonda temática “Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”.
O vice-ministro turco presidiu a mesa-redonda em conjunto com Zhang Zhanhai, engenheiro-chefe do Ministério dos Recursos Naturais da China, durante a 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15) em Kunming, na Província de Yunnan, no sudoeste da China.
Luthando Dziba, chefe dos serviços de conservação dos Parques Nacionais da África do Sul, indicou no discurso introdutório que a biodiversidade fornece às pessoas recursos alimentares, contribui direta e indiretamente para a renda e serve como rede de segurança, incluindo a de recuperação verde da atual pandemia da COVID-19.
“A biodiversidade moldou as civilizações humanas no passado e moldará o futuro”, observou Gao Jixi, diretor do Centro de Aplicação de Satélite para Ecologia e Ambiente, subordinado ao Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente chinês, pedindo maiores esforços na preservação da biodiversidade e na realização da prosperidade comum do homem e da natureza.
Representantes de cerca de 30 países, incluindo Turquia, Bolívia, Nepal, Rússia, Suécia, Bélgica, Reino Unido, Singapura, Peru, República da Coreia e Mongólia participaram da mesa-redonda.
Além de compartilharem as práticas e realizações de seus países na coordenação da conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável, os representantes prometeram outras ações na conservação da biodiversidade sob o quadro global de biodiversidade pós-2020.