Hefei, 13 out (Xinhua) — Um Festival de Poesia começou na quarta-feira na Cidade de Ma’anshan, província de Anhui, leste da China, em celebração à Li Bai, um famoso poeta chinês da Dinastia Tang (618-907).
Mais de 500 representantes assistiram à cerimônia de abertura do 33º Festival de Poesia Li Bai, incluindo especialistas, estudiosos e amantes da poesia de todo o país. Na edição deste ano também será realizada uma atividade online de recital de poemas chineses e japoneses para promover o intercâmbio cultural bilateral.
Li Bai é um nome familiar na China assim como Shakespeare no Reino Unido ou Tagore na Índia. Ele viveu entre 701 e 761, a era de ouro da poesia chinesa. Seus poemas são cheios de patriotismo e romantismo. Ele passou seus últimos dias em Ma’anshan e escreveu cerca de cinquenta poemas sobre a cidade ao longo da sua vida. Diz-se que após falecer, Li Bai foi enterrado ao pé da Montanha Daqing, localizada na cidade.
Um total de 871 poemas foram submetidos ao comitê organizador para participar do Festival deste ano. Mais de 100 estátuas e figuras de Li Bai que apareceram em seus poemas foram coletados de toda a China para serem exibidas no festival.
Os participantes prestarão homenagem aos lugares na cidade de Ma’anshan que Li Bai visitou. Também farão uma visita ao túmulo de Li Bai na quinta-feira.
O primeiro Festival de Poesia de Li Bai foi realizado em 1989 em Ma’anshan, e se tornou uma atividade cultural de destaque da cidade desde então. Ma’anshan foi nomeada a cidade chinesa da poesia pelo Instituto de Poesia da China em 2014.