Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que se acelerem os esforços para promover um caminho de desenvolvimento verde e se garantam o crescimento econômico e a proteção ambiental de ganhos mútuos.
Ao discursar na cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica por videoconferência em Beijing, Xi destacou que uma ecologia e um meio ambiente saudáveis são “não apenas um bem natural, mas também econômico”.
Ele pediu esforços para garantir uma coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.
Observando que a pandemia da COVID-19 lançou uma sombra sobre o desenvolvimento global e agravou os desafios para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, Xi disse que os países em desenvolvimento em face da tarefa dupla de recuperação econômica e proteção ambiental “precisam de ajuda e apoio ainda maiores.”
“Precisamos fortalecer a solidariedade para superar as dificuldades e permitir que as pessoas de todos os países se beneficiem mais e de maneira mais justa dos resultados do desenvolvimento e de um ambiente saudável”, ressaltou Xi.
“Estamos vivendo em uma era repleta de desafios e cheia de esperanças”, salientou Xi. “Se prosseguirmos com perseverança, um futuro brilhante aparecerá.”