Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, explanou no sábado o que os últimos 110 anos mostraram ao povo chinês desde a Revolução de 1911 ao discursar em uma reunião para marcar o 110º aniversário do evento histórico.
“Os últimos 110 anos nos mostraram que, a fim de alcançar a revitalização nacional, o povo chinês deve ter uma forte força para nos liderar adiante, e esta força é o Partido Comunista da China (PCC)”, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCC e presidente da Comissão Militar Central.
Sem o Partido Comunista da China, não haveria Nova China nem a revitalização nacional, disse ele, enfatizando os esforços para garantir que o Partido sempre se mantenha firme como a espinha dorsal mais confiável da nação e do povo chineses.
“Os últimos 110 anos nos mostraram que, para alcançar revitalização nacional, o caminho que nós tomamos é de importância fundamental. O socialismo com características chinesas tem se provado o único caminho correto”, disse Xi.
“Garantiremos a implementação coordenada do Plano Integrado de Cinco Esferas e da Estratégia Abrangente de Quatro Pontos, aprofundaremos a reforma e a abertura em todos os aspectos, modernizaremos o sistema e a capacidade de governança da China, trabalharemos incansavelmente para cumprir as aspirações do povo por uma vida melhor e realizaremos prosperidade comum para todos”, acrescentou.
“Os últimos 110 anos nos mostraram que, a fim de alcançar a revitalização nacional, o povo chinês deve confiar em nossos próprios esforços heróicos”, assinalou o presidente chinês.
“Por meio de coragem e habilidade, nós superaremos todos os grandes riscos e desafios que podem impedir nosso caminho para a revitalização nacional e salvaguardaremos resolutamente a nossa soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento”, acrescentou.
“Os últimos 110 anos nos mostraram que, para alcançar a revitalização nacional, o povo e a nação chineses devem se manter unidos nos bons e maus momentos e contar com sua forte unidade para superar todos os riscos e desafios no caminho à frente”, indicou Xi.
“Na jornada à frente, devemos promover plenamente o patriotismo, fomentar um forte senso de dignidade nacional e confiança entre nosso povo e fortalecer o senso de comunidade da nação chinesa. Devemos confiar de perto nos esforços conjuntos de todos os filhos e filhas da nação chinesa, defender a grande unidade e solidariedade, e continuar a consolidar e desenvolver a mais ampla frente patriótica unida possível”, acrescentou.
“Os últimos 110 anos nos mostraram que, a fim de alcançar revitalização nacional, precisamos não apenas de um ambiente doméstico estável e unido, mas também de um ambiente internacional pacífico e estável”, disse Xi.
“Agressão e hegemonia não estão no sangue do povo chinês. Nosso povo espera realizar com sucesso o desenvolvimento nacional, mas também espera ver todos os povos do mundo tendo vidas felizes e pacíficas”, disse ele.
Na jornada para frente, a China sempre segurará a bandeira da paz, do desenvolvimento, da cooperação e do benefício mútuo, se esforçará para promover a construção de uma comunidade humana com um futuro compartilhado e se esforçará para melhorar o sistema de governança global, disse Xi.
“Nós promoveremos os valores humanos compartilhados de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, trabalhará para fortalecer a solidariedade com os povos de todos os outros países e se engajará em esforços comuns para se opor à hegemonia e à política de poder”, disse Xi.
“A China continuará a ser uma defensora da paz mundial, uma contribuinte para o desenvolvimento global e defensora da ordem internacional, e faremos o possível para fazer contribuições ainda maiores para a humanidade”, acrescentou.