Beijing — A China aumentará significativamente os preços de varejo da gasolina e do diesel a partir deste domingo, anunciou o principal planejador econômico do país neste sábado.
O preço da gasolina subirá 345 yuans (US$ 53,4) por tonelada, enquanto o do diesel aumentará em 330 yuans, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).
Os preços internacionais de petróleo bruto ainda podem subir no curto prazo devido ao crescimento econômico global e o aumento da demanda, apontou a CNDR.
Sob o atual mecanismo de precificação, se os valores internacionais do petróleo bruto flutuarem em mais de 50 yuans por tonelada e mantiverem esse nív por dez dias úteis, os preços dos produtos petrolíferos refinados como a gasolina e o diesel na China serão consequentemente reajustados.
As três maiores empresas petrolíferas do país – China National Petroleum Corporation, China Petrochemical Corporation e China National Offshore Oil Corporation – receberam o pedido de manter a produção e facilitar o transporte para garantir o fornecimento estável.