Trípoli — A Organização Internacional para as Migrações (OIM) condenou no sábado o assassinato de imigrantes ilegais em um centro de detenção na capital da Líbia, Trípoli.
“A IOM condena o assassinato sem sentido de sexta-feira e o uso de rondas ao vivo contra migrantes que protestam contra as terríveis condições de detenção”, afirmou a OIM em um comunicado.
Seis foram mortos e pelo menos 24 outros ficaram feridos no centro de detenção de Mabani, em Trípoli, quando guardas armados abriram fogo após um motim e uma tentativa de fuga, segundo o OIM.
No entanto, o ministro do Interior da Líbia negou as seis mortes, confirmando que apenas uma pessoa foi morta “acidentalmente ao deixar o centro”.
A Líbia sofre de insegurança e caos desde a queda do falecido líder Muammar Gaddafi em 2011, tornando o país do norte da África um ponto de partida preferido para imigrantes ilegais que desejam atravessar o Mar Mediterrâneo para as costas europeias.
Os resgatados e presos vivem em centros de recepção superlotados em toda a Líbia, apesar dos repetidos pedidos internacionais pelo fechamento dos centros.