Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Brasil divulga plano nacional de resgate de fauna silvestre

Brasília — O Brasil criou um Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre para adotar medidas para proteger os animais selvagens ameaçados de extinção nos seis biomas do país, de acordo com o Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Criado por meio de resolução do Ministério do Meio Ambiente, o plano visa reduzir a perda de biodiversidade da fauna silvestre por condições climáticas extremas ou acidentes ambientais causados pela atividade humana, e orientar sobre a destinação adequada de animais silvestres após operações de resgate.

Também prevê a capacitação e educação ambiental do público em geral, embora os atendimentos primários e emergenciais devam ser realizados por médicos veterinários, de acordo com a portaria.

Planos de resposta rápida para catástrofes e acidentes que afetam a vida silvestre foram aprimorados, assim como acordos e parcerias para sua operação.

O programa será executado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará articular e desenvolver alianças com outros órgãos do governo, o setor privado e a sociedade civil.

Sair da versão mobile