Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi troca mensagens congratulatórias com sultão de Brunei por 30º aniversário dos laços diplomáticos

Beijing, 30 set – O presidente chinês, Xi Jinping, trocou nesta quinta-feira mensagens congratulatórias com o sultão de Brunei, Haji Hassanal Bolkiah, pelo 30º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países.

Em sua mensagem, Xi disse que nos últimos 30 anos, desde o estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e Brunei, as relações bilaterais têm mantido um desenvolvimento sólido e rápido.

Com o aprofundamento contínuo da confiança política mútua e da cooperação em vários campos, bem como uma estreita comunicação e coordenação em assuntos regionais e internacionais, os dois países estabeleceram um bom exemplo de relações entre países de diferentes tamanhos com base na igualdade e benefício mútuo para um desenvolvimento comum, acrescentou ele.

Desde o surto da pandemia de COVID-19, os dois países sempre se apoiaram e se ajudaram em tempos de dificuldades, escrevendo um novo capítulo de amizade, disse Xi, acrescentando que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brunei.

Xi ressaltou que está disposto a trabalhar com o sultão Hassanal, aproveitando o 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas como uma oportunidade, para melhorar a comunicação estratégica e aprofundar a cooperação na luta contra a COVID-19, bem como construção conjunta do Cinturão e Rota, de modo a promover o novo desenvolvimento contínuo da parceria cooperativa estratégica China-Brunei e trazer benefícios para os dois países e seus povos.

Hassanal disse em sua mensagem que a China é uma importante parceira cooperativa de Brunei e que a cooperação bilateral alcançou um progresso positivo.

Ele disse que Brunei agradeceu ao lado chinês por seu apoio e assistência a Brunei em resposta à epidemia da COVID-19, e expressou disposição de aprofundar a parceria cooperativa estratégica com a China de forma a criar mais benefícios para os dois países e seus povos.

Sair da versão mobile