Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Megausina hidrelétrica mais alta da China entra em operação

Chengdu, 29 set – Uma megausina hidrelétrica construída a uma altitude média de 3.000 metros, a mais alta de seu tipo na China, entrou em operação nesta quarta-feira.

As duas primeiras unidades de geração de energia de 500 mil kW entraram em operação na usina hidrelétrica de Lianghekou, no rio Yalong, na sub-região autônoma tibetana de Garze, na Província de Sichuan, marcando a operação da usina com uma capacidade instalada total planejada de 3 milhões de kW.

A construção do projeto, com um investimento aprovado de 66,46 bilhões de yuans (US$ 10,3 bilhões), começou em outubro de 2014 e deverá ser concluída totalmente até 2023, de acordo com a Yalong River Hydropower Development Company, Ltd. (Yalong Hydro).

A capacidade de armazenamento do reservatório foi projetada para atingir 10,8 bilhões de metros cúbicos, e espera-se que o volume anual de geração de energia ultrapasse 11 bilhões de kWh após a operação total.

A bacia do rio Yalong é uma das bases de energia limpa da China. A Yalong Hydro planejou criar um “corredor de energia limpa” com uma capacidade instalada total de 80 milhões de kW de energia limpa, incluindo energia eólica e energia fotovoltaica.

A Yalong Hydro promoverá a construção da base de energia limpa da bacia do rio Yalong para contribuir com as metas de redução de emissões de carbono da China, disse Bai Tao, presidente da State Development and Investment Corp., Ltd., acionista controladora da Yalong Hydro.

A China anunciou que se esforçará para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

Sair da versão mobile