Washington, 28 set – Os Estados Unidos precisam repensar suas relações com a China e como lidar com a ascensão do país asiático, destacou um recente artigo em uma importante revista dos EUA sobre assuntos internacionais.
Os Estados Unidos adotaram uma estratégia de “congajamento” em relação à China, que foi uma combinação de “contenção militar e engajamento econômico”, apontou o artigo, intitulado “A América precisa repensar como está lidando com a ascensão da China”, na revista The National Interest.
Os acadêmicos agora até pedem uma postura mais combativa em relação à ascensão da China, que inclui “desacoplar suas economias, fortalecer a dissuasão regional dos EUA e apoiar os aliados dos EUA”, disse.
Essas abordagens podem se mostrar populares nos Estados Unidos, no entanto, “é uma estratégia pobre, porque interpreta erroneamente porque o congajamento falhou”, disse.
Em vez disso, os Estados Unidos devem adotar uma nova abordagem em relação à China, que seja centrada em torno da acomodação e restrição, segundo o artigo.