Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China delineia desenvolvimento da mulher e criança

Um voluntário lê para crianças em uma casa de bem-estar infantil no distrito de Lingshan, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 20 de setembro de 2020. (Xinhua/Zhang Yuwei)

Beijing – O Conselho de Estado da China divulgou esboços para o desenvolvimento de mulheres e crianças para a próxima década.

As orientações, que estabelecem metas e tarefas para o desenvolvimento de mulheres e crianças nos próximos 10 anos, desempenharão um papel vital na implementação da política fundamental de igualdade de gênero e do princípio de priorizar o desenvolvimento das crianças, e levarão o desenvolvimento de mulheres e crianças a um nível mais elevado na nova era.

Até 2030, a política de igualdade de gênero será totalmente implementada; as mulheres terão igual acesso a serviços de saúde durante todo o ciclo de vida, gozarão de direitos igualitários em termos de educação, interesses econômicos e políticos, de acordo com o Esboço para o Desenvolvimento da Mulher na China (2021-2030).

No documento foram propostos 75 objetivos principais e 93 medidas de apoio, cobrindo oito áreas, incluindo saúde, educação e economia.

No Esboço sobre o Desenvolvimento da Criança na China (2021-2030) foram especificados 70 objetivos principais e 89 medidas, com ênfase em saúde infantil, segurança, educação e quatro outros aspectos.

Até 2030, o sistema de leis, regulamentos e políticas que protegem os direitos das crianças será melhorado, enquanto a disparidade no desenvolvimento infantil entre áreas urbanas e rurais, diferentes regiões e grupos será reduzida significativamente, de acordo com o esboço para o desenvolvimento da criança.

As crianças desfrutarão de serviços públicos básicos mais equitativos e acessíveis e de bem-estar mais inclusivo até 2030, segundo o documento.

Sair da versão mobile