Beijing, 28 set – Sendo o país mais populoso e maior nação em desenvolvimento do mundo, a China contribuiu para a paz e o desenvolvimento globais através de alcançar a prosperidade moderada em todos os aspectos, destaca um documento publicado nesta terça-feira pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado.
Alcançar a prosperidade moderada em todos os aspectos tornou a China mais florescente, o povo mais feliz e a sociedade mais estável, explica o livro branco intitulado “Jornada Épica da China da Pobreza à Prosperidade”.
O país tem sido o maior contribuinte para a economia mundial desde 2006, dando uma contribuição anual média de mais de 30%, e se tornou um grande estabilizador e impulsionador da economia global, aponta o texto.
Após o surto da COVID-19, a China tornou-se o primeiro país a conter o vírus, reabrir sua economia e alcançar a expansão econômica, liderando a recuperação global e injetando impulso na economia mundial.
A China consegue alimentar quase 20% da população mundial e satisfazer suas diversas demandas por produtos agrícolas de alta qualidade com apenas 9% da terra arável do planeta, de acordo com o documento.
O país também está fazendo grandes esforços para fortalecer a governança ecoambiental e se tornou uma importante força no progresso global neste sentido. Por exemplo, um quarto das novas áreas de vegetação do mundo nas últimas duas décadas foram adicionadas pela China, ressalta o livro branco.