Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China contribui à paz e desenvolvimento mundiais ao alcançar prosperidade moderada

Foto aérea tirada em 18 de setembro de 2020 mostra edifícios em uma área de relocação no distrito de Dengqen na cidade de Qamdo, Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China. (Xinhua/Zhan Yan)

Beijing, 28 set – Sendo o país mais populoso e maior nação em desenvolvimento do mundo, a China contribuiu para a paz e o desenvolvimento globais através de alcançar a prosperidade moderada em todos os aspectos, destaca um documento publicado nesta terça-feira pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado.

Alcançar a prosperidade moderada em todos os aspectos tornou a China mais florescente, o povo mais feliz e a sociedade mais estável, explica o livro branco intitulado “Jornada Épica da China da Pobreza à Prosperidade”.

O país tem sido o maior contribuinte para a economia mundial desde 2006, dando uma contribuição anual média de mais de 30%, e se tornou um grande estabilizador e impulsionador da economia global, aponta o texto.

Após o surto da COVID-19, a China tornou-se o primeiro país a conter o vírus, reabrir sua economia e alcançar a expansão econômica, liderando a recuperação global e injetando impulso na economia mundial.

A China consegue alimentar quase 20% da população mundial e satisfazer suas diversas demandas por produtos agrícolas de alta qualidade com apenas 9% da terra arável do planeta, de acordo com o documento.

O país também está fazendo grandes esforços para fortalecer a governança ecoambiental e se tornou uma importante força no progresso global neste sentido. Por exemplo, um quarto das novas áreas de vegetação do mundo nas últimas duas décadas foram adicionadas pela China, ressalta o livro branco.

Sair da versão mobile