Hangzhou, 27 set – A Cúpula de Wuzhen da Conferência Mundial da Internet 2021 reúne pessoas de todo o mundo para compartilhar sua sabedoria sobre a construção de uma civilização digital através de eventos online e offline.
O evento, que começou neste domingo em Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China, conta com 20 subfóruns sob o tema “Rumo a uma Nova Era de Civilização Digital — Construir uma Comunidade com um Futuro Compartilhado no Ciberespaço”.
O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, pronunciou um discurso na cúpula através de vídeo.
Mencionando que o avanço da internet teve um impacto profundo no desenvolvimento industrial, estrutura econômica, vida social e panorama internacional, Liu disse que a rede é agora catapultada para uma nova etapa, com uma ampla difusão e integração entre áreas, enquanto a tecnologia digital cria continuamente novos modelos de negócio, o que proporciona oportunidades a países em todo o mundo.
Liu salientou que a ciência e a tecnologia como forças a favor do bem são requisitos inerentes da comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. Ele pediu esforços conjuntos para salvaguardar a segurança e confiabilidade da infraestrutura, combater as atividades ilegais na internet, proteger seriamente a competição justa e promover a inovação.
A macroeconomia da China permanece estável em termos gerais, destacou Liu, acrescentando que o país é experiente e capaz de controlar riscos e, portanto, tem um futuro brilhante.
A China se manterá firme para impulsionar a reforma e abertura e o desenvolvimento de alta qualidade. Esforços serão feitos para fortalecer o desenvolvimento de novos tipos de infraestruturas e impulsionar a indústria de software, assinalou.
O país apoiará o desenvolvimento saudável do setor privado, inovação e empresas de startup, assim como o desenvolvimento saudável da internet e da economia digital, garantiu Liu.
Os subfóruns foram criados para contribuir com ideias sobre a governança dos dados, o Estado de direito na internet, as responsabilidades sociais das empresas de tecnologia, a resposta global à COVID-19 e a comunicação internacional entre outros temas de interesse público através de debates sobre as novas tendências tecnológicas da internet, como 5G, inteligência artificial, ecologia de fonte aberta, internet de próxima geração, dados e algoritmo.
Cerca de 15 avanços de alto nível da tecnologia de internet estão programados para serem lançados durante a conferência, segundo o organizador.
Outros pontos destacados da cúpula incluem uma expo internacional da internet, uma competição global em inovação e empreendedorismo, assim como a publicação de dois relatórios: “Relatório de Desenvolvimento Mundial da Internet 2021” e “Relatório de Desenvolvimento da Internet da China 2021”.
A conferência vai até 28 de setembro.