Luanda, 24 set – Angola e a República Democrática do Congo (RDC) pretendem impulsionar o seu projeto de exploração petrolífera conjunta, anunciaram autoridades na quarta-feira.
A intenção de avançar na cooperação foi expressa durante um encontro entre Diamantino Azevedo, ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e Didier Ntubuanga, ministro dos Hidrocarbonetos da RDC.
Segundo Azevedo, a zona de exploração de petróleo de interesse comum é um projeto que data de alguns anos, mas que até agora produziu poucos resultados.
“Mas temos feito tudo para trazer maior dinamismo para que possamos efetivamente avançar para a implementação do projeto”, disse Azevedo.
Além disto, Azevedo disse que “trabalhos estão a ser desenvolvidos por equipes compostas por representantes da Sonangol (em Angola) e a empresa nacional de combustíveis da RDC na comercialização de derivados de petróleo entre os dois países”.
Ntubuanga, por sua vez, considera a cooperação entre os dois países “muito importante”.
“Angola e a RDC são dois países irmãos e com a experiência de Angola na área dos hidrocarbonetos. Se nos juntarmos podemos ir mais longe. Para nós, este encontro é muito importante e esperamos bons resultados”, disse.
No ano passado, os dois países criaram um comitê técnico conjunto dedicado à zona comum de exploração de petróleo.