Beijing, 23 set – O chefe do Legislativo chinês, Li Zhanshu, realizou nesta quinta-feira conversas com o presidente do Conselho Legislativo de Brunei, Abdul Rahman, via videoconferência. Ambos os lados prometeram aumentar os intercâmbios entre seus órgãos legislativos.
Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que desde o início da pandemia da COVID-19, os dois países têm ajudado um ao outro e superado juntos as dificuldades, consolidando e aprofundando ainda mais a amizade tradicional.
A China sempre considerou o desenvolvimento dos laços amigáveis com Brunei de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e está disposta a se tornar um bom amigo, que trata o outro com sinceridade, além de um bom parceiro de Brunei para o desenvolvimento comum, disse Li.
Indicando que este ano marca o 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, Li expressou a esperança de que os dois lados aproveitem essa oportunidade para implementar o consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e promover conjuntamente o desenvolvimento contínuo de sua parceria de cooperação estratégica.
Os dois lados devem intensificar os intercâmbios de alto nível, aprofundar a confiança mútua estratégica e continuar a se apoiar firmemente nos assuntos que envolvem os respectivos interesses essenciais e preocupações principais, disse Li.
Ele pediu que os dois lados fortaleçam a cooperação antipandêmica e se unam para construir uma comunidade de saúde para todos.
“É necessário traçar as estratégias de desenvolvimento dos dois lados e construir conjuntamente um Cinturão e Rota de alta qualidade”, disse Li, acrescentando que os dois lados devem conduzir com sucesso as celebrações pelo 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, aprofundar os intercâmbios interpessoais e culturais e aumentar a amizade entre os dois povos.
A APN está disposta a trabalhar com o Conselho Legislativo de Brunei para fortalecer o intercâmbio e a cooperação e enriquecer continuamente a conotação da parceria de cooperação estratégica entre os dois países, disse Li.
Rahman disse que Brunei dá grande importância ao desenvolvimento das relações amigáveis de longo prazo com a China. Os dois países realizaram uma estreita cooperação em diversos campos, incluindo economia e comércio, agricultura, pesca, educação e humanidades.
Expressando sua gratidão à China por apoiar Brunei na luta contra a pandemia e no fornecimento de vacinas, Rahman disse que é um reflexo das relações amistosas entre os dois países e seus esforços conjuntos em resposta à pandemia.
O Conselho Legislativo de Brunei está disposto a fortalecer o intercâmbio com a APN e a contribuir para o desenvolvimento das relações bilaterais, disse.