Beijing – De acordo com um relatório mensal da Associação de Automóveis de Passageiros da China, a participação das marcas de automóveis locais da China se expandiu para 42,1% em agosto, um aumento anual de 8,3 pontos percentuais.
As vendas no varejo das montadoras locais chegaram a 600.000 unidades em agosto. De acordo com o relatório, o número representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2020 e 10% maior do que em 2019.
Os líderes de mercado BYD, SAIC Passenger Vehicle Branch e GAC Aion demonstraram uma forte resiliência na cadeia de suprimentos, respondendo efetivamente à escassez de chips e expandindo sua influência no mercado de veículos de nova energia em agosto.
Em comparação com joint ventures, as marcas locais responderam mais rapidamente às mudanças do mercado, foram mais rápidas no desenvolvimento de produtos e melhor acompanharam as transformações nas tendências de consumo de mercado chinês, segundo o relatório.
A associação também notou a crescente aceitação das marcas locais pelos usuários graças ao aumento do poder de compra dos chineses nascidos depois de 1995, que parecem menos suscetíveis às marcas de joint-venture, mas estão mais interessados em produtos nativos com características chinesas.