A primeira base de testes profissionais da China para veículos aéreos não tripulados (UAV, em inglês) entrou em operação no distrito de Jingbian, na Província de Shaanxi, noroeste da China, suprindo uma deficiência na cadeia industrial de UAV do país.
Espera-se que a base de testes seja transformada em uma área de demonstração abrangente da indústria nacional de UAV e em uma plataforma de serviço público.
A construção da base, também conhecida como aeroporto de aviação geral de Jingbian, começou em 2015. Sendo o primeiro aeroporto da China com testes de UAV, abrange uma área de 337 hectares e possui 5.000 quilômetros quadrados de espaço aéreo de teste e uma pista de 2.400 metros de comprimento e 45 metros de largura.
O aeroporto passou no exame realizado pelas autoridades aeronáuticas e obteve uma licença de uso. Atualmente, está em pleno funcionamento.
A base também é utilizada para pesquisa científica, avaliação, certificação de aeronavegabilidade, exposição de produtos, manutenção e resgate de emergência, bem como treinamento do pessoal de operação e manutenção de UAV, conferências e exposições.
Como empreendedor e operador da base aérea de UAV, o Instituto de Pesquisa UAV da Northwestern Polytechnical University prometeu cooperar extensivamente com empresas, instituições públicas e institutos de pesquisa do setor para transformar a base em um centro de testes e serviços de voo de UAV de classe mundial.