Macau – A eleição da sétima Assembleia Legislativa da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) começou na manhã deste domingo.
A votação começou às 09h00 e está prevista para terminar às 21h00, hora local. Os resultados preliminares devem sair na segunda-feira de manhã.
A sétima legislatura será composta por 33 assentos, incluindo 14 diretamente eleitos, 12 eleitos indiretamente e outros sete nomeados pelo chefe do Executivo da RAEM dentro de 15 dias após receber a contagem revisada de votos das eleições diretas e indiretas.
Um total de 126 candidatos de 14 equipes concorrerão aos 14 assentos diretamente eleitos, enquanto 12 candidatos de cinco grupos vocacionais concorrerão aos 12 assentos eleitos indiretamente.
Depois de depositar o voto, Ho Iat Seng, chefe do Executivo da RAEM, pediu aos eleitores para irem ativamente às urnas.
Ho expressou sua esperança de que os legisladores cumpram seu poder de supervisão sobre o governo da RAEM de acordo com a Lei Básica da RAEM.
Autoridades anticorrupção disseram ter realizado cerca de 8 mil inspeções desde o início dos trabalhos eleitorais e que a situação era satisfatória.
Devido aos impactos da COVID-19, o governo da RAEM tem adotado medidas rigorosas de prevenção para o período de campanha.
No dia da votação, os eleitores são obrigados a usar máscaras faciais, ter suas temperaturas corporais verificadas e apresentar códigos de saúde. Há também sinais lembrando os eleitores a manter a distância social e evitar aglomerações.
Uma moradora de Macau com sobrenome Lei disse à Xinhua que espera que os legisladores recém-eleitos possam falar pelo público nos temas como cuidados médicos e moradia.
Um homem de sobrenome Yu disse esperar que os novos legisladores possam trazer novas mudanças na Assembleia Legislativa sob o contexto da pandemia COVID-19, que deu um duro golpe na economia de Macau.
Há um total de 325.180 eleitores elegíveis na eleição direta, 18.160 a mais do que na eleição anterior em 2017.
Enquanto isso, 813 eleitores de pessoa jurídica, em comparação com 858 na eleição anterior em 2017, votarão na eleição indireta.
Cerca de 42 estações de votação foram criadas, enquanto três estações móveis também foram criadas para garantir os direitos de voto dos residentes que estão sob observação médica em hotéis designados.