Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lançará plano piloto para comércio de energia verde

Foto aérea tirada em 17 de agosto de 2020 mostra uma usina de energia fotovoltaica, também um projeto de alívio de pobreza, em um parque de desenvolvimento industrial ecológico na Sub-região Autônoma Tibetana de Hainan, na Província de Qinghai, noroeste da China. (Xinhua/Zhang Long)

Beijing, 8 set – A China divulgará um plano piloto para o comércio de energia verde a fim de orientar a sociedade a consumi-la ativamente e acelerar sua transição a baixas emissões de carbono, informou nesta terça-feira a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

Segundo o esquema piloto, os usuários que têm demandas de energia verde comercializarão diretamente com empresas de geração de energia eólica e fotovoltaica, explicou a comissão.

Outras empresas de geração de energia renovável serão incluídas no esquema passo a passo, acrescentou a CNDR.

A comissão não especificou o cronograma para o plano piloto, mas trabalhará com a Administração Estatal de Energia para dar instruções, enquanto a rede de energia estatal State Grid e a empresa China Southern Power Grid Company criarão bolsas de energia em Beijing e Guangzhou para realizar operações específicas.

Sair da versão mobile