Beijing, 3 set – A China fornecerá incentivos fiscais para apoiar o desenvolvimento de alta qualidade do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé, com fundos reservados para financiar projetos verdes, anunciou o Ministério das Finanças nesta sexta-feira.
De acordo com o plano detalhado divulgado no site do ministério, a pasta aumentará os pagamentos de transferência para áreas-chave de importância ecológica na região, e orientará os fundos para apoiar o controle da poluição e os investimentos diretos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Verde para projetos ecológicos na região.
O ministério também prometeu melhorar a infraestrutura na região, e planeja mobilizar investimentos do orçamento central para financiar projetos locais de conservação da água e de construção de vias navegáveis.
Os governos locais estão sendo incentivados a emitir bônus para grandes projetos de bem-estar público sob a premissa de que os riscos estejam sob controle, indicou o ministério.
O apoio ao desenvolvimento acelerado das plataformas de abertura e a uma transição mais rápida em direção ao desenvolvimento impulsionado pela inovação na região também foi anunciado.
O Cinturão Econômico do Rio Yangtzé abrange nove províncias e dois municípios, representando mais de 40% da população e do agregado econômico do país.
A liderança máxima da China tem exigido esforços para transformar o cinturão econômico no foco principal do país para o desenvolvimento verde, na grande artéria para uma “dupla circulação” tranquila dos mercados doméstico e internacional, e na potência principal para liderar o desenvolvimento econômico de alta qualidade.