Beijing, 1º set – A China desenvolveu um protótipo de transmissão de rádio de micro-ondas de 10 metros que pode tornar uma realidade a transmissão de energia de nível de quilowatt a 20 metros de distância, informou o Science and Technology Daily na quarta-feira.
A eficiência geral de transmissão atingiu 25,5%, enquanto o protótipo passou na aceitação da State Grid.
A transmissão de energia de rádio por micro-ondas a longa distância é um suplemento auxiliar importante da rede tradicional de transmissão com cabo e pode operar em condições onde a transmissão com cabo é restringida, tal como o fornecimento contínuo de energia para drones de alta altitude, carregamento de rede de sensores sem fio e fontes de energia sob condições geográficas especiais.
Em caso de desastres naturais ou reparos de emergência, a transmissão de energia por micro-ondas pode ser usada para restaurar rapidamente o fornecimento de energia para áreas de desastre ou áreas sem energia.
O protótipo foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica da China, que também realizou experimentos de transmissão de energia de rádio por micro-ondas com na antena retificadora de diodo de nitreto de gálio.