Beijing – O vice-premiê chinês Han Zheng enfatizou os esforços para implementar plenamente o plano diretor do porto de livre comércio de Hainan e fazer progressos sólidos na construção do porto.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários enquanto presidia uma conferência sobre o aprofundamento da reforma e abertura em Hainan, enfatizando um princípio de trabalho orientado a problemas e esforços focados nas questões-chave.
Falando muito bem das conquistas na formação de sistemas de políticas, na promoção das indústrias e na otimização do ambiente de negócios desde o lançamento do plano em junho de 2020, Han pediu mais esforços para melhorar a administração e aprofundar as reformas.
Mais trabalho deve ser feito para dar destaque à prevenção e controle de riscos, fortalecer o monitoramento de riscos e o alerta antecipado, e corrigir as brechas na administração, disse Han.
Ele exortou os esforços para fortalecer a reforma e a inovação, se concentrar na liberalização e facilitação do comércio e dos investimentos, implementar de forma abrangente o sistema simplificado de revisão e aprovação, e formar normas e padrões regulatórios em linha com os padrões internacionais.
As empresas de diferentes tipos de propriedade devem ser tratadas igualmente em áreas como obter acesso a fatores de produção, obter permissão para entrada no mercado e desfrutar de políticas preferenciais, disse Han.